Emissoras de TV têm faturamento recorde com publicidade em realities shows

http://www.portalimprensa.com.br/cdm/caderno+de+midia/63286/emissoras+de+tv+tem+faturamento+recorde+com+publicidade+em+realities+shows

 

Audiência versus redes sociais
Apesar do bom retorno para a publicidade, os reality shows têm dado alguns sinais de desgaste nos últimos anos, refletidos na queda de audiência. No “BBB” 13, por exemplo, a média nacional foi de 27 pontos, pouco mais da metade do valor obtido em 2005. Já “O Aprendiz” amargou a pior audiência da história, com média inferior a cinco pontos. “A Fazenda” também conta com baixas, mas tem se mantido na vice-liderança de audiência, com média de nove pontos.
O desempenho das atrações na tevê, por enquanto, não tem preocupado os anunciantes. Isso porque a queda tem sido compensada pelas inúmeras discussões sobre os programas nas redes sociais, algo que para as marcas também é valioso, como explica Renata, da Chocolates Brasil Cacau. “As redes sociais cresceram muito, e como somos uma marca jovem e moderna, temos acompanhado esse crescimento. Usamos as redes não só para publicidade e divulgação de produtos, mas também para relacionamento.”
Maria Lúcia, da Fiat, ressalta que já não é mais uma opção para as marcas ter presença na web, muito pelo contrário. Diante das conversações dos consumidores na rede sobre os realities, essa é mais uma excelente oportunidade de atuação. “Não há mais aquela ideia de consumidor passivo. Ele produz conteúdo e atua como mídia em suas próprias redes sociais. E já que as pessoas conversam sobre as marcas, é melhor que elas participem e redirecionem essa participação.”
A repercussão nas plataformas digitais também é uma métrica importante para OMO. Segundo Yasmine Antacli, durante as duas provas do líder associadas à marca no “BBB” 13, OMO foi trending topic no Twitter e teve mais de 2,2 mil tuítes citando a marca. Já os acessos em seu website foram 170% superiores durante o período do programa comparado à média mensal.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s