Vale a pena usar o WordPress.com?

Vale a pena usar o WordPress.com?

http://platform.twitter.com/widgets/tweet_button.a428ab2e859e8008e0df5404770eb017.en.html#_=1445975140256&count=horizontal&dnt=false&id=twitter-widget-0&lang=en&original_referer=http%3A%2F%2Fwww.comoblogar.com%2F2012%2F08%2Fvale-a-pena-usar-o-wordpress-com.html&size=m&text=Vale%20a%20pena%20usar%20o%20WordPress.com%3F%20-%20&type=share&url=http%3A%2F%2Fwww.comoblogar.com%2F2012%2F08%2Fvale-a-pena-usar-o-wordpress-com.html&via=comoblogar

A ideia do artigo que você está a ler nasceu de uma dúvida deixada pelo leitor Tiago de Souzaatravés de um comentário no artigo em que ensinamos o que é como funciona o WordPress.org. Ele me perguntou por quê eu sempre falo sobre o WordPress.org, e nunca sobre o .com. Isso acontece porquê eu nunca utilizei o serviço, e eu acho injusto falar sobre algo que nem eu mesmo conheço. Porém decidi criar um blog de testes no WordPress.com para analisar a ferramenta e escrever um artigo falando sobre ele.Muitos metabloggers falam que o WordPress.com é um serviço limitado que só deve ser usado em blogs amadores, mas como não devemos acreditar em tudo que eles dizem, irei fazer minha própria análise para descobrir se vale a pena, ou não, criar um blog usando o WordPress.com.

Wordpress.com logo

O QUE É O WORDPRESS.COM?

Como o WordPress.org é um CMS gratuito que praticamente não trazia lucros para seus autores, os mesmos decidiram criar uma versão em que os usuários poderiam utilizar a ferramenta sem precisar contratar um serviço de hospedagem e um domínio próprio, semelhante ao Blogger, oWordPress.com. O serviço é gratuito, mas para ter acesso a recursos mais complexos, como edição do código fonte, themes premium e domínio personalizado é necessário pagar uma taxa de $99 por ano.

PRIMEIRA IMPRESSÃO

Ao obter acesso ao painel do WP.com pela primeira vez, percebi que ele não é tão limitado o quanto dizem, pois inclusive tem alguns recursos que nem mesmo o .org possui. Porém ao dar uma passeada pelo painel, percebi que de fato ele tem algumas limitações em relação ao WP.org.

VANTAGENS DO WORDPRESS.COM

PRATICAMENTE GRATUITO

Uma das grandes vantagens do WordPress.com em relação ao .org, é que você não precisa investir absolutamente nada para criar um blog (ao menos que você efetue um upgrade). Mas vale a pena lembrar que se você deseja criar um blog de sucesso, investir é essencial.

FÁCIL DE CONFIGURAR

Ao contrário do WP.org, no .com você não precisa se precisa se preocupar com detalhes técnicos, como por exemplo a criação de banco de dados MySQL, pois basta alguns cliques e seu blog já estará no ar.

RECURSOS PERSONALIZADOS SEM PRECISAR DE PLUGIN

No WP.com é possível encontrar muitos recursos que no .org só funciona com instalação de plugin. Dentre esses recursos posso destacar o sistema de estatísticas que é muito completo e a possibilidade de inserir enquetes e votações em seu blog.

DESVANTAGENS DO WORDPRESS.COM

NÃO PERMITE PUBLICIDADE

Essa é uma das piores, senão pior, desvantagem do WP.com. Como ele não permite a inserção de banners publicitários como Adsense, fica mais difícil ganhar dinheiro com seu blog, a não ser através de alguns programas de afiliados ou anunciantes diretos.

POUCOS TEMAS GRATUITOS

Como não é possível instalar temas externos na versão gratuita, é necessário se contentar com os temas padrões, que são poucos. Além disso a grande maioria deles são pouco bonitos.

NÃO É POSSÍVEL EDITAR O CÓDIGO FONTE

Ao menos que você utilize a versão paga, você não pode editar o HTML do seu blog, o que impede personalizações mais complexas. Somente é permitido a inserção de trechos CSS para personalizar um pouco a aparência do seu blog.

NÃO RODA PLUGINS

Uma das grandes vantagens do WordPress.org é a infinidade de plugins disponíveis que podem ser adicionados, para assim acrescentar ou estender determinadas funcionalidades em seu blog. Mas infelizmente o WordPress.com não permite a inserção desses plugins, o que é uma grande desvantagem.

URL MUITO LONGO

Ao criar um blog no WP.com a URL do mesmo será algo como: seunome.wordpress.com, ou seja, é longo demais para os padrões e pode prejudicar o SEO do seu blog. Mas isso pode ser resolvido adquirindo um domínio próprio.

CONCLUSÃO

Respondendo a pergunta do título: sim, apesar de todas as desvantagens, vale a pena criar blog utilizando o WordPress.com. É claro que se você puder pagar um servidor de hospedagem é bem mais válido usar o WP.org. Mas para quem não quer investir assim de cara, ou pelo menos deseja conhecer os recursos do WordPress sem precisar pagar, o WP.com é uma ótima opção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s