SAIBA COMO MONTAR UMA EQUIPE DE VENDAS

A grande maioria dos empresários anda pecando em fatores que consequentemente abalam suas empresas. Exemplo disso é a falta de investimentos na área comercial, não adianta nada abrir um negócio, comprar os produtos, encontrar o ponto ideal, criar promoções e descontos para chamar à atenção de sua clientela e deixar por último o investimento nos profissionais que levarão o produto aos clientes.

Reciclar informações técnicas já utilizadas em determinado momento e, atualizar seu conhecimento são fundamentais em vendas. Pensando nisso, apresentamos 5 dicas que irão lhe auxiliar a reunir profissionais capacitados para montar uma equipe de vendas eficiente. E são elas:

1. Tecnologia na ponta dos dedos
Anteriormente o que o vendedor tinha em mãos era sua agenda abarrotada de anotações, seu beep que mais parecia um alarme de carro, um simples cartão de visita e o telefone fixo para ligar ou receber ligações interurbanas. Ao investir em ferramentas que irão automatizar seus colaboradores, você estará os munindo de forma que aumentará a produtividade de sua equipe em larga escala.

2. Prospecção é a chave
Para uma empresa prosperar, vender é o melhor remédio. Mas para isso, atrair novos clientes é o primeiro passo e para aumentar a rentabilidade da sua equipe de vendas é necessário ampliar as atividades de prospecção, criar rotinas de ligações, alternância dos vendedores em diferentes horários e principalmente cumpri-las.

3. Métricas, Metas e Mira
Como um bom líder, acompanhar o desempenho da sua equipe de vendas é algo obrigatório e, para melhor mensuração de resultados a criação de métricas é uma boa ideia. Entretanto, sufocar seus colaboradores com metas inalcançáveis é prejudicial para sua empresa. Crie metas compatíveis aos objetivos da sua empresa e ao serem atingidas você deve recompensar sua equipe, bonificando, comissionando ou da forma que você achar mais prudente no momento.

4. Vendedores são jogadores
Um time de futebol é composto entre ataque e defesa e, para melhores resultados e interação do time, os treinos são feitos juntos para que o crescimento seja equilibrado. Sua equipe de vendas também é composta por jogadores, os quais necessitam de treinamento em conjunto para que os resultados finais sejam benéficos a todos envolvidos. Promova eventos, crie bate-papos sobre o curso que algum colaborador tenha participado e os instigue a competitividade dentro deles.

5. Vendedor ideal
Cada cliente tem o seu vendedor ideal. E cada etapa da venda deve ser guiada pelo seu vendedor correspondente, ou seja, não desmereça seu colaborador que não tenha nenhum negócio fechado em sua carreira pois se for comparar com sua agenda de prospect, entende-se que seu perfil é direcionando para relacionamento com o cliente, a prospecção é sua melhor característica. Vice-versa.

Em resumo, valorize o talento de cada um de seus vendedores, exalte suas conquistas individuais, recompense as metas alcançadas em equipe e principalmente, dê o exemplo. Procure unir juventude com experiência, a chave do sucesso está na atenção cedida à equipe de vendas, que nada mais é o reflexo do líder.

Equipe VendasExternas
Oferecemos soluções para gestão das vendas externas, destinadas a empresas que atuam com vendas através de representantes e/ou pronta entrega. Baixe gratuitamente clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s