Numero 18

Pergunta:
Qual o significado do número 18?

Resposta:
O principal que aprendemos do número 18, que é equivalente ao valor numérico da palavra “Chai”, que significa “Vivo”, é o cumprimento da Torá e dos preceitos, como no versículo “V’chai bahem”, “e deves viver por eles (preceitos).”

A Cabalá ensina que 18 corresponde ao poder de vontade na alma. Este é o terceiro e inferior cabeça do keter. Os preceitos da Torá são a vontade de D’us. Quando a pessoa cumpre um mandamento, dá a D’us, por assim dizer, “prazer”, pois cumpriu a vontade de D’us. Vontade corresponde a Arich, que também é Arichut Yamim, uma vida longa. Isto, é claro, corresponde ao “Chai”, 18. A longa vida mencionada aqui é pelo mérito dos preceitos que a pessoa cumpre.

Há 32 caminhos da sabedoria e 50 portões do entendimento. Além disso, há 72 “pontes” de bondade. 32 = 2 vezes 4 ao quadrado; 50 = 2 vezes 5 ao quadrado; 72 = 2 vezes 6 ao quadrado. Isto sugere a expressão geral 2 vezes n ao quadrado: 2, 8, 18, 32, 50, 72, 98, 128, 162, 200, 242, 288…

288 corresponde às centelhas caídas que devemos redimir. Os primeiros três números, 2, 8 e 18 correspondem aos três “cabeças” do keter, que são fé, prazer e vontade. Seguindo-se a eles estão sabedoria, 32, e entendimento, 50, etc.

A série de números acima combina-se em pares para formar múltiplos de 26, que é o Nome de D’us, Havaya (Tetragrama); 2 mais 50 = 52; 8 mais 18 = 26; 32 mais 72 = 104.

Os 231 portões de Sefer Yetsirá referem-se às 231combinações de duas letras, usando as 22 letras do alfabeto hebraico. (Isto refere-se apenas à combinações de letras diferentes.)

231 é também o triângulo de 21, o Nome de D’us. 1 mais 2 mais 3… mais 21 = 231. 21 é o triângulo de 6. 6 é o triângulo de 3. 3 é o triângulo de 2. Dessa maneira, 231 é um triângulo de um triângulo de um triângulo.

Obviamente, todo o exposto acima tem um profundo significado. Esta é apenas uma breve explanação.

Por Rabino Yitzchak Ginsburgh
Rabino Yitzchak Ginsburg é fundador e diretor do Instituto Gal Einai: Instituto de Estudo Interdisciplinário Avançado de Torá, Arte e Ciências. Renomado explicador de Cabalá e Chassidut, Rabino Ginsburg escreveu mais de quarenta livros esclarecendo tópicos de Torá como psicologia, medicina, política, matemática e relacionamentos.
© Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s